This campaign is now closed.
Québec: Apoie o apelo dos sindicatos por diálogo e negociações
Em parceria com a Internacional de Educação e a Internacional de Serviços Públicos. A Internacional de Educação é a voz dos professorxs e trabalhadorxs da educação em todo o mundo. Por meio de suas 383 organizações membros, a EI representa mais de 32 milhões de professorxs e pessoal de apoio à educação em 178 países e territórios. A Internacional de Serviços Públicos é uma Federação Sindical Global de mais de 700 sindicatos que representam 30 milhões de trabalhadorxs em 154 países. |
A Internacional de Educação, suas duas afiliadas em Quebec, a Centrale des Syndicats du Québec (CSQ) e a Fédération Nationale des Enseignantes et Enseignants du Québec (FNEEQ-CSN), a Internacional de Serviços Públicos, a Fédération interprofessionnelle de la santé du Québec (FIQ) e todos os sindicatos do setor público em Quebec precisam da sua solidariedade para solicitar ao governo que entre em uma negociação coletiva significativa.
Após um ano de negociações sobre a renovação dos acordos coletivos do setor público, e diante da inflexibilidade demonstrada pelo governo de Quebec, sua recusa em ouvir as reivindicações dos trabalhadorxs e seus ataques injustificados às suas condições de trabalho, a Frente Unida, uma frente de sindicatos que representam os trabalhadorxs do setor público, organizou uma greve de 21 a 23 de novembro. Os membros da FIQ entraram em greve nos dias 23 e 24 de novembro.
Cerca de 420.000 trabalhadorxs dos setores de educação, ensino superior, saúde e serviços sociais votaram a favor da greve (95%) e se reuniram como uma Frente Unida nos piquetes para pressionar o governo a negociar.
A Frente Unida reúne trabalhadorxs do setor público - Centrale des Syndicats du Québec (CSQ), Fédération des Travailleurs et Travailleuses du Québec (FTQ), Confédération des Syndicats Nationaux (CSN) e Alliance du Personnel Professionnel et Technique de la Santé et des Services Sociaux (APTS). O FIQ representa mais de 80.000 enfermeirxs, enfermeirxs práticos licenciados, terapeutas respiratórios e perfusionistas clínicos que trabalham em instituições de saúde em Quebec.