This campaign is now closed.
Cazaquistão: Liberdade para ativista Erzhan Elshibayev já!
Em parceria com a Missão de Monitoramento dos Direitos Trabalhistas da Ásia Central; a Confederação de Sindicatos Independentes do Cazaquistão (KNPRK); e o Escritório Internacional de Direitos Humanos do Cazaquistão e o Estado de Direito (KIBHR). |
Erzhan Elshibayev, defensor dos direitos humanos e ativista do Cazaquistão, está na prisão há mais de dois anos. Ele é um dos organizadores das manifestações de 2019 na cidade de Zhanaozen para exigir salários mais altos para xs trabalhadorxs locais e a criação de empregos para xs desempregadxs. Zhanaozen é uma cidade do Cazaquistão Ocidental localizada no centro da região mais rica em petróleo. No entanto, por muitos anos, a taxa de desemprego na cidade continua sendo uma das mais altas do país.
Em outubro de 2019, Elshibayev foi condenado a cinco anos de prisão por acusações falsas. Alegadamente, vários anos antes, o ativista agrediu uma pessoa desconhecida, infligindo danos corporais. Xs defensorxs dos direitos humanos e o próprio Elshibayev vêem essas acusações como uma forma de perseguição por suas atividades públicas e ativismo civil.
A perseguição a Elshibayev continuou também na penitenciária. Ele tem reclamado repetidamente de estar sob pressão dos guardas penitenciários. Como sinal de protesto contra as ações ilegais da administração penitenciária, ele foi forçado a infligir ferimentos a si mesmo a fim de chamar a atenção pública para seu caso e seu destino. Como a administração penitenciária interpretou estas ações como "desobediência voluntária às exigências legais dos agentes penitenciários", Elshibayev enfrenta agora uma pena de prisão mais longa.
Por favor, mostre sua solidariedade e envie uma carta ao Presidente do Cazaquistão para pôr fim à perseguição de Erzhan Elshibayev, libertá-lo da prisão e retirando todas as acusações falsas.