This campaign is now closed.
Colômbia: Chega de ameaças de morte contra xs representantes sindicais de Fresenius!
Em parceria com a Internacional de Serviços Públicos - ISP, uma Federação Sindical Global de mais de 700 sindicatos que representam 30 milhões de trabalhadorxs em 154 países, UNI Global Union, que representa 20 milhões de trabalhadorxs de mais de 150 países diferentes principalmente empregadxs no setor de serviços, IndustriALL que representa 50 milhões de trabalhadorxs em 140 países nos setores de mineração, energia e manufatura e a Aliança Sindical Global Fresenius que reúne mais de 50 sindicatos de todo o mundo. |
Xs trabalhadorxs da saúde são reconhecidxs globalmente como os heróis e heroínas da pandemia da COVID. Muitos trabalhadorxs da saúde em todo o mundo se organizam em sindicatos para negociar condições de trabalho mais seguras. Quando xs trabalhadorxs da multinacional alemã Fresenius na Colômbia organizaram sindicatos e iniciaram negociações, pelo menos dois de seus líderes eleitos foram ameaçados de morte.
Por muitos anos, a Colômbia foi reconhecida como um dos países mais perigosos do mundo para ativistas e sindicalistas. O Estado colombiano confirma que 145 líderes de movimentos sociais foram assassinados somente em 2021.
Quando xs líderes sindicais colombianxs são ameaçados, eles levam isso muito a sério. Julian Parra e Claudia López são ambos trabalhadorxs da Quironsalud (filial da Fresenius) que receberam ameaças de morte. Claudia relatou os detalhes destas ameaças à polícia local. Julian fugiu da Colômbia.
Ambos solicitaram que seu empregador alemão denunciasse publicamente estas e todas as ameaças similares. Fresenius & Quironsalud ignoraram ou negaram os repetidos pedidos formais feitos na Colômbia, Espanha e Alemanha.
Junte-se a Claudia, Julian, ISP, UNI Global Union, IndustriALL e a Aliança Sindical Global Fresenius neste chamado para exigir que a Fresenius denuncie imediatamente e incondicionalmente estas e quaisquer outras ameaças similares contra seus trabalhadorxs e negocie com xs representantes sindicais eleitxs dxs trabalhadorxs da Fresenius.
Por favor, veja os comentários de Julian neste vídeo.