This campaign is now closed.
Coreia do Sul: ‘Taxas Seguras’ para caminhoneirxs!
Em parceria com a Federação Internacional dos Trabalhadorxs em Transportes e o Sindicato dos Trabalhadorxs dos Serviços Públicos e de Transportes da Coreia (KPTU). |
Na Coréia do Sul, 1.000 pessoas morrem anualmente devido a acidentes com caminhões porque grandes corporações como a Samsung e a Hyundai forçam os/as caminhoneirxs a trabalhar longas horas, sobrecarregando seus veículos e velocidade, colocando todxs os usuários da estrada em risco. Os/as caminhoneirxs coreanos trabalham mais do dobro da média anual dos países da OCDE, mas como "motoristas proprietários" estão totalmente desprotegidos pela legislação trabalhista.
Após anos de luta, a KPTU Cargo Truckers Solidarity Division (KPTU-TruckSol) ganhou no ano passado a histórica legislação sobre tarifas seguras. Assim, foi criado um "Comité de Segurança das Taxas de Frete Rodoviário" para estabelecer taxas seguras justas e responsabilizar os clientes. Recentemente, um Comité de Peritos da OIT reconheceu os princípios subjacentes aos sistemas de taxas de segurança coreanos e outros semelhantes, adoptando orientações que definem as responsabilidades dos governos e dos intervenientes na cadeia de transporte e um modelo de pagamentos sustentável para os/as condutores/as proprietários/as.
Porém, agora os/as motoristas coreanos/as estão envolvidos numa luta de vida ou morte para defender o sistema de taxas seguras face aos clientes que querem derrubar as negociações e à falta de vontade do governo coreano. Se o Comité não concordar com as taxas em breve, todo o sistema ficará comprometido e mais vidas serão perdidas.
Por favor, apoiem a luta por taxas seguras na Coreia do Sul e em todo lugar do mundo!
Veja o vídeo aqui