This campaign is now closed.
Cazaquistão: Erlan Baltabay condenado a 7 anos de prisão por atividade sindical
Em parceria com a Confederação Sindical Internacional, IndustriALL, e KNPRK - a Confederação de Sindicatos Independentes do Cazaquistão. |
A repressão e os ataques físicos violentos contra líderes e ativistas dos sindicatos independentes no Cazaquistão são constantes. Em 17 de julho de 2019, Erlan Baltabay, dirigente no Sindicato Industrial dxs Trabalhadorxs de Combustíveis e Energia "Trabalho Decente" foi condenado a 7 anos de prisão, bem como a uma proibição de 7 anos de realizar qualquer atividade pública.
O sindicato que ele dirigia foi dissolvido pela decisão do tribunal no meio de uma onda de repressão mais intensa contra atividade sindical independente. O processo penal contra Erlan Baltabay foi aberto em 25 de setembro de 2018 em retaliação ao seu ativismo sindical e apoio a outrxs líderes da Confederação dos Sindicatos Independentes do Cazaquistão (KNPRK), condenadxs a diferentes limitações das suas liberdades. Estes processos penais, bem como os contra xs líderes da KNPRK Larisa Kharkova, Amin Eleusinov e Nurbek Kushakbaev, visavam silenciar xs ativistas dos sindicatos independentes e impedir que outrxs assumissem um papel ativo na exigência da liberdade de associação no país.
Precisamos de seu apoio! Por favor, juntem-se a nós no apelo às autoridades cazaques para que ponham termo à perseguição e à violência contra dirigentes sindicais e garantam liberdade e segurança aos ativistas sindicais no país.