This campaign is now closed.
Rússia: Práticas aintissindicais no Instituto de Física e Tecnologia de Moscou
Em parceria com o sindicato dos professores universitarios - UNISOL e a Confederação Sindical da Rússia – KTR |
O sindicato dos professores de ensino Superior / Universitário ‘Solidária’ - UNISOL tem lutado pelos direitos dos profesoras e professores no Instituto de Física e Tecnologia de Moscou (MIPT) há vários anos. Sob a pressão do sindicato, os salários aumentaram significativamente em relação ao antigo nível miserável. O sindicato bloqueou os aumentos desordenados de cargas de ensino dos professores e também lutou contra a iniciativa do reitor de acabar com as eleições dos chefes de departamento e de faculdade, um direito fornecido pelo Código Trabalhista da Rússia.
A resistência do sindicato a esta última tentativa de restringir a governança democrática na faculdade provocou a ira do reitor, que decidiu se livrar do líder sindicalista, Maxim Balashov, professor de matemática e presidente do sindicato. O procedimento para preencher o posto de professor de matemática superior, cargo ocupado por cinco anos pelo Prof. Balashov (que trabalhou no MIPT por 19 anos em várias funções) e que teve que ser renovado através de um procedimento formalmente competitivo, ocorreu no meio violações grosseiras de várias leis e regulamentos trabalhistas. Durante essa sessão, a administração expressou abertamente sua motivação por críticas ao Prof. Balashov a respeito de sua atividade como presidente do sindicato.
Por favor, apoiem a luta da UNISOL pelos direitos sindicais e pela democracia, e enviem a seguinte mensagem ao Sr. Nikolay Kudryavstev, reitor do MIPT.